Portal do Governo Brasileiro
Você sabia branco

Ministério da Educação publica painel de demandas por Educação Profissional e Tecnológica

Nesta sexta-feira (13), o Ministério da Educação lançou um painel que reúne diversos dados, indicadores e informações relevantes na formulação da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

As diferentes realidades econômicas de cada território e as demandas do setor produtivo devem ser referenciais para a oferta de cursos de formação e qualificação profissional. Essa tem sido a principal premissa do Ministério da Educação para o fomento a cursos realizados por parceiros estaduais e municipais dentro do Programa Novos Caminhos.

Agora as informações que vem sendo utilizadas desde agosto pelo órgão e seus parceiros estão disponíveis ao público. Nesta sexta-feira (13), o Ministério da Educação lançou um painel que reúne diversos dados, indicadores e informações relevantes na formulação da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A ferramenta avalia os setores econômicos mais aquecidos e estruturados de uma dada localidade para apontar as melhores alternativas para a oferta de cursos técnicos ou de qualificação profissional.

Disponível no Portal Novos Caminhos, o painel de demanda por educação profissional e tecnológica foi elaborado a partir de uma parceria com o Governo de Minas Gerais. Os dados e informações apresentados podem ser utilizados por instituições e sistemas de ensino que oferecem cursos técnicos e de qualificação profissional.

O novo painel oferece um panorama das vocações econômicas em cada Estado e suas mesorregiões, segundo indicadores de trabalho e renda; e os setores e postos mais relevantes e aquecidos tem sua correspondência em cursos. Esse quadro de demanda e oferta é acompanhado por diversos indicadores socioeconômicos, como produto interno bruto (PIB), taxas de desemprego, escolaridade, rendimento médio mensal, distribuição da população por idade, sexo, raça e cor, entre outros.

Além disso, estão disponíveis relatórios completos por Estado, com sugestões de como utilizar os dados apresentados e anexos que indicam outros estudos e pesquisas que podem ajudar na definição dos cursos e na interpretação dos dados frente aos recentes impactos das medidas de isolamento decorrentes da pandemia de Covid-19 no ano de 2020.

Fomento - Ao todo, desde o lançamento do Programa Novos Caminhos em outubro do ano passado, o Ministério da Educação pactuou a oferta de 134 mil novas vagas por parceiros estaduais e municipais a partir da Bolsa Formação. As entidades parceiras têm até 2023 para a oferta das vagas.

Além de observar os dados disponíveis no painel, as instituições parceiras podem apresentar justificativas observando outros critérios, inclusive para atender ao mercado informal. Atualmente são 42 instituições estaduais e municipais aptas a participarem da repactuação como parceiros ofertantes. Acesse a lista aqui.