Edital para adesão das redes estaduais foi publicado nesta terça-feira (21)
Professores bem formados é um dos principais pilares para a educação de qualidade. Por isso, o Ministério da Educação está investindo em um curso de especialização lato sensu em docência para a educação profissional e tecnológica que vai oferecer 4.320 vagas para professores de redes estaduais de todo o país, dentro do Programa Novos Caminhos. As aulas serão a distância (EaD) e já começam no segundo semestre deste ano.
Para viabilizar a oferta, foi publicado edital no Diário Oficial da União desta terça-feira (21), para adesão de redes estaduais à iniciativa. Elas têm até o dia 14 de agosto para se inscreverem. Cada uma receberá uma parcela do total de vagas e deverá selecionar os professores de suas escolas para cursarem a especialização.
As redes também devem estabelecer parceria com polos EaD para as atividades presenciais da capacitação, além de outras ações de apoio ao curso. O curso será realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo, que é parceira da ação.
A oferta do curso visa atender a uma necessidade de formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica. A reforma do ensino médio, introduzida pela Lei nº 13.415/2017, estabeleceu a formação técnica e profissional como uma das possibilidades de itinerários formativos, o que gerou uma demanda maior por docentes nas redes estaduais para atuar nos componentes de educação profissional dos novos currículos do ensino médio.
Além disso, a necessidade foi apontada em diagnóstico feito pelo MEC, que buscou avaliar a implementação do itinerário da formação técnica e profissional. O assunto foi pautado também em eventos realizados pelo órgão em dezembro de 2019 e em março de 2020, que reuniram coordenadores de educação profissional e tecnológica de todos os estados.
O Programa Novos Caminhos, lançado em outubro de 2019, é a agenda estratégica do Ministério da Educação para a educação profissional e tecnológica. Ele prevê a oferta de 40 mil vagas em cursos de complementação pedagógica, atualização tecnológica e/ou especialização para professores das redes públicas até 2022.