Portal do Governo Brasileiro
Você sabia branco

Setec participa da cerimônia de certificação da ação Novos Caminhos

Foram certificados mais de 7 mil estudantes em diversos cursos voltados à qualificação profissional.

Foram certificados mais de 7 mil estudantes em diversos cursos voltados à qualificação profissional.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Wandemberg Venceslau, participou na última quinta-feira (18), da cerimônia de certificação de 19 cursos ofertados pela ação Novos Caminhos, no Instituto Federal de Rondônia (Ifro). Mais de 7,3 mil estudantes concluíram os cursos voltados à qualificação e inserção socioprodutiva de milhões jovens e trabalhadores. A ação Novos Caminhos faz parte de um conjunto de atuações para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e já pactuou mais de 150 mil vagas fomentadas pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Durante a cerimônia de abertura, os estudantes concluintes homenagearam e discursaram acerca da grande oportunidade que é receber o certificado de conclusão em um curso de qualidade, ofertado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Todos os diretores que trabalharam na oferta dos cursos e gestores do Ifro também parabenizaram os novos profissionais formados, e cada unidade preparou um vídeo, com uma mensagem saudosa, dos servidores que atuaram nos cursos para os estudantes.

O secretário ressaltou que uma das diretrizes do MEC é justamente buscar uma maior proximidade da Rede Federal e trabalhar para realizar ações em conjunto, na tentativa de entender as necessidades de cada instituição e no intuito de viabilizar não só as políticas e diretrizes, mas também recursos que tragam oportunidades para os jovens em todo o país. “Neste ano foram pactuadas 150 mil vagas, envolvendo a Rede Federal e as redes estaduais na ação Novos Caminhos, e até chegamos após um ajuste próximo a 200 mil vagas. Eu vejo que estas 7 mil vagas pactuadas com o Ifro fazem a diferença na vida da população do estado de Rondônia, onde temos a distribuição do Ifro em nove municípios”, afirmou.

A ação Novos Caminhos iniciada este ano pelo MEC foi fator de destaque evidenciado pelo Reitor do Ifro, Uberlando Tiburtino Leite. Segundo ele, o depoimento dos concluintes e a certificação de mais de 7.300 pessoas em cursos de excelência, demonstram como a ação fomentada pela Setec é positiva para a qualificação de novos profissionais, que puderam se matricular de todas as regiões do país. “O Ifro captou por meio dos Novos Caminhos mais de 7 milhões de reais. E esses 7 milhões de reais foram investidos aqui em Rondônia e em outros estados, pois esses cursos não estão beneficiando apenas as pessoas do estado de Rondônia”, afirmou o Reitor.

Para acessar a cerimônia de certificação, clique aqui.