Portal do Governo Brasileiro
Você sabia branco

Novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos vai incorporar demandas do setor produtivo

O mundo do trabalho está passando por uma fase de profundas transformações, e a formação de profissionais precisa acompanhar essa tendência. Com essa perspectiva, o Ministério da Educação reuniu nesta semana em Brasília especialistas que coordenam a atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), instrumento que tem o objetivo de orientar a oferta de cursos técnicos pelas instituições educacionais.

A versão atual é de 2014, e a atualização em curso deve ser concluída até maio. O novo Catálogo é uma entrega do Programa Novos Caminhos, agenda estratégica para a educação profissional e tecnológica lançada pelo governo em outubro do ano passado.

Para a atualização do Catálogo, os especialistas têm se debruçado, entre outros assuntos, sobre as demandas atuais e futuras por profissionais. O assunto foi abordado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que apresentou os resultados de uma pesquisa qualitativa com diversos segmentos do setor produtivo. As principais tendências identificadas se relacionam, entre outras temáticas, às habilidades socioemocionais e à compreensão global e da cultura de trabalho e do processo produtivo em que o profissional está inserido.

Segundo o estudo, os empregadores têm encontrado dificuldade de preenchimento de vagas, como cientista de dados e profissionais de inteligência artificial, o que aponta para a necessidade de formação de profissionais que atendam a esse perfil. Além dos insumos do setor produtivo, o processo de atualização do Catálogo incluiu também o diálogo com o Ministério da Economia, que apresentou no evento a Classificação Brasileira de Ocupações.

Os especialistas reunidos em Brasília coordenam os grupos de trabalho que, sob a orientação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, estão avaliando 226 propostas de atualização do Catálogo apresentadas até novembro do ano passado por instituições de ensino, órgãos públicos, conselhos de educação e conselhos de profissões regulamentadas. A perspectiva é que a análise seja concluída no próximo mês e, depois disso, uma versão preliminar seja disponibilizada para obter novas sugestões da sociedade e posteriormente submeter a proposta ao Conselho Nacional de Educação.

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos reúne cursos técnicos ofertados pelas instituições de ensino, com informações como sua denominação, o perfil do profissional ao concluir cada curso, o respectivo campo de atuação, as normas para o exercício profissional, a infraestrutura mínima que a instituição de ensino deve dispor para a oferta do curso, entre outros dados.